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RH 4.0 O FUTURO DA GESTÃO DE PESSOAS

A Indústria 4.0 tem modificado a forma como a economia vem se comportando. Também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, esse conceito está associado às inovações tecnológicas de controle e automação dos processos em diversas áreas, inclusive no setor de RH, que ganhou contornos e importância diferentes ao longo dos anos.

Para entender um pouco mais sobre o importante papel que o RH 4.0 vem ganhando nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, é necessário conhecer a sua evolução aos longos dos anos e como ele vem acompanhando os avanços tecnológicos inseridos nas empresas.

Evoluções no setor de RH

Esse departamento nasceu com o intuito de evitar que as empresas tivessem problemas nos momentos de contratação e demissão da mão de obra. Com o passar dos anos, o setor de RH foi adquirindo nossas funções e assimilando tecnologias que o fizeram sair da sua função primária de contratar e demitir e passasse a ser um importante aliado dos gestores nas empresas, auxiliando-os desde a identificação de um talento à retenção desse profissional que passa a ser constantemente assediado por empresas concorrentes.

RH 4.0 e seu papel nas empresas

Com a chegada da 4ª Revolução Industrial, o RH também vive o seu momento 4.0, com foco no uso inteligente das ferramentas tecnológicas. Por meio delas, o setor tem sido de grande importância não só para desburocratizar os processos, mas também para o planejamento estratégico das instituições. Para isso, O RH 4.0 está baseado em 3 pilares básicos:

1 Tecnologia: Os avanços trazidos pela revolução 4.0 inseriram a automatização na análise de perfis comportamentais e em processos de recrutamento e seleção. Além disso, permitiram a otimização dos processos de gestão de pessoas, incluindo a flexibilização nas relações entre colaboradores e empresas, aumentando a satisfação de ambos os lados e, por consequência, melhorando a produtividade.

2 Estratégia: Embora os softwares de gestão realizem parte do trabalho, já que realizam análises e exploração dados e metodologias avançadas, sozinhos eles não são suficientes para gerar o resultado esperado pelas empresas. No RH 4.0, é de grande importância que a área responsável pela gestão de pessoas na empresa façam parte do planejamento estratégico da organização.

3 Gestão Comportamental: Enquanto a tecnologia promove a coleta de dados sobre perfis profissionais e a estratégia indica metodologias a serem tomadas de acordo com os objetivos das empresas, a gestão comportamental promove a junção desses dois pilares para criar times de colaboradores com características necessárias ao sucesso do negócio.

Dessa forma, o papel do RH nesse novo cenário, marcado pela presença da inteligência artificial e automatização dos processos, passa a ser o de identificar as novas necessidades das empresas e preparar as pessoas para atuar de acordo com os objetivos estratégicos dessas instituições. Além disso, o RH 4.0 tem como desafio a retenção de talentos, o engajamento, a gestão de conflitos e o aumento da produtividade, uma vez que os funcionários realmente qualificados para esse novo mercado de trabalho exigirão mais valorização e reconhecimento.

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