Finanças Verdes: Perspectivas para as empresas brasileiras.
Há quem acredite que alinhar o aumento da renda à preservação ambiental é algo muito distante da realidade do mercado empresarial contemporâneo. O que se percebe, no entanto, com a experiência dos gestores que aplicaram o conceito das Finanças Verdes em seus negócios, é que práticas sustentáveis podem ser um bom negócio para empresas de diversos seguimentos.
“Finanças Verdes” é a expressão utilizada para definir o financiamento de investimentos que proporcionem benefícios ambientais. Esses benefícios são revertidos para as empresas por meio de títulos verdes, que funcionam como uma ferramenta de fomento à economia verde. Em outras palavras, são títulos de dívida emitidos por bancos e grandes empresas com o propósito de viabilizar projetos comprovadamente relevantes na defesa do meio ambiente.
Embora esse tipo de programa já seja comum em países desenvolvidos, no Brasil, o conceito de Finanças Verdes vem ganhando espaço no meio empresarial com o apoio de instituições financeiras e governamentais. Segundo o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), diversos setores são passíveis de serem financiados por meio da emissão de títulos verdes, entre eles os de geração de energia renovável, investimento em equipamentos que que aumentem a eficiência energética, tratamento de resíduos, entre outros.
Há de se levar em consideração, que essa iniciativa não parte unicamente dos gestores. Na maioria dos casos, são levados a tomar essas decisões baseados nos consumidores, que se encontram cada vez mais preocupados com as condições climáticas e exigem das marcas ações que minimizem o impacto causado durante a fabricação dos produtos ou realizações dos serviços.
O que as empresas brasileiras podem tirar como exemplo das experiências internacionais é que a opinião pública está, a cada dia, mais preocupada com o impacto causado pela ação humana no meio ambiente e que, para conquistar o consumidor em meio ao aumento da concorrência mercadológica, já não basta apresentar produtos ou serviços de qualidade, mas também o conceito que eles carregam consigo e a corresponsabilidade que eles imprimem em quem os consome.