Como inserir a inovação na sua empresa?
Empreender em uma realidade onde a internet e a velocidade com a qual as coisas acontecem nas redes sociais praticamente ditam as regras do jogo pode ser um desafio para os novos e para os já experientes empreendedores, sobretudo os mais tradicionais. A realidade das empresas mudou com o desenvolvimento da tecnologia, que trouxe consigo uma nova maneira de empreender e de criar mecanismos para acelerar processos, facilitar o aperfeiçoamento técnico e transformar a cultura organizacional das empresas. A esse movimento, convencionou-se chamar de inovação empresarial.
Empreender com inovação sugere um pensamento diferente sobre a maneira de fazer as coisas acontecerem, de forma única e útil para os negócios. Mas como inserir a cultura de inovação na sua empresa? Antes de mais nada é essencial diferenciar os termos “inovação” de “invenção”. Muitos gestores ainda não assimilaram a cultura de inovação aos seus empreendimentos por acreditar que inovar é criar algo totalmente novo, quase uma experiência científica, e não é bem assim. Esses conceitos, embora constituídos do mesmo princípio, que é mudar paradigmas, possuem significados diferentes. Se por um lado o verbo inventar significa “criar algo totalmente novo”, por outro, inovar é “aprimorar o que já existe, seja uma ideia, um produto ou um projeto”.
Explicada essa diferença semântica entre os termos, voltemos agora à pergunta inicial: Como inserir a cultura de inovação na sua empresa?
Partindo do princípio de que a inovação tem se tornado uma área cada vez mais estratégica para o desenvolvimento dos negócios, é preciso pensá-la de forma geral, abrangendo desde o planejamento estratégico até o operacional.
Ambiente que incentive a criatividade e valorize as ideias
O primeiro passo para iniciar esse processo é criar um ambiente favorável a sugestão de novas ideias.
Quando os gestores deixam claro que a empresa está aberta a ideias novas e criativas que visem melhorias internas, a chance dos seus colaboradores se envolverem na busca pela inovação é muito maior. Mas, por outro lado, se eles não têm espaço para propor algo novo ou se as suas ideias são descartadas de imediato, a chance de que voltem a pensar em hipóteses de melhorias é quase nula.
Para que essas ideias não se percam, é preciso não apenas deixar claro que a empresa é receptiva a sugestões criativas, mas que ela forneça canais de diálogos para que o colaborador saiba exatamente como proceder em tais casos, cumprindo as etapas necessárias até que a sua ideia seja aprovada ou não.
Tecnologia como suporte da cultura da inovação
Embora inovar não seja exatamente adquirir e por em funcionamento as tecnologias de ponta disponíveis no mercado, não se pode negar as facilidades trazidas por esses equipamentos. Por exemplo: tarefas repetitivas e pouco produtivas podem facilmente ser substituídas por máquinas ou aplicativos, gerando ganho de tempo e recursos.
Outro fator que impulsiona o pensamento criativo nas organizações é a utilização do outsourcing em atividades secundárias, aquelas que não fazem parte do core da empresa, mas servem de suporte para que ela se mantenha em pleno funcionamento. Dessa forma, haverá mais tempo para os gestores e colaboradores se dedicaram ao produto fim, com uma possibilidade maior de desenvolvimento de novas ideias criativas e inovadoras.
Saiba onde deseja chegar
As grandes ideias que culminaram no sucesso de um empreendimento não surgiram do nada e muito menos foram as únicas utilizadas desde que essas empresas decidiram implantar a cultura da inovação. É preciso entender que incentivar essa cultura não é sinônimo de “sair atirando para todos os lados”. É preciso ter objetivos claros e mensuráveis. Definir metas e medir os resultados também são ações essenciais para o sucesso do processo.
Sem medo de errar
Os erros são normais em qualquer processo e, uma vez implantada a cultura da inovação na empresa, é preciso deixar claro aos seus colaboradores que eles não serão culpados caso os resultados não saiam como o esperado. Inovar requer coragem para entender que os erros podem acontecer. O importante é saber como reagir a eles. Feito isso, a sua equipe sairá ainda mais forte e decidida a fazer o seu empreendimento dar certo.